Os tridoshas da milenar medicina Aiurvédica |
Como vemos na imagem acima, os Doshas são três: Vata, Pitta e Kapha e cada qual requer um estudo amplo e profundo, mas para que o caro seguidor de nosso blog possa ter uma ideia ampla e simples informamos que:
O Vata existe para que haja o movimento e a respiração, para que o sangue circule, para que os alimentos se desloquem através do aparelho digestivo e para enviar impulso nervoso ao cérebro.
O Dosha Kapha é responsável pela estrutura física e o equilíbrio dos fluidos corpóreo.
O Dosha Kapha existe para que as células sejam mantidas unidas e é responsável pela formação do tecido conjuntivo, adiposo e a formação dos ossos.
O Dosha Pitta controla o metabolismo e a digestão.
O Pitta existe a fim de assimilar e processar os alimentos, o ar e a água através dos diversos sistemas do corpo.
Embora a natureza precise dos três princípios para criar e sustentar a vida humana, cada um de nós encerra diferentes proporções dos doshas em nossa constituição básica. Quando dizemos que uma pessoa é do tipo Vata, estamos querendo dizer que certas características Vata são dominantes na estrutura dessa pessoa. Os indivíduos do tipo Kapha ou Pitta terão suas características particulares.
Ao identificar e compreender o tipo de corpo pode-se colocar a alimentação, a rotina diária e até mesmo o comportamento casual em perfeita harmonia com a fisiologia como um todo, e consequentemente pode-se ter acesso a suas reservas internas de energia.