Ninguém lembra de seu nascimento, obvio, mas não é preciso lembrar para saber que é sofrível para a mamãe e traumatizante para o bebê, pensem bem, o feto se sente seguro e confortável no útero materno, nove meses de paz, uma vez que não sente frio, calor, não vê, alguns dizem que consegue ver a luz do exterior, mas ouve a voz da mãe, do pai e de outros ao seu redor, ouve o barulho da louça sendo lavada, do choc choc da vassoura, as músicas da rádio.
Vamos comparar o nascer da seguinte maneira: Suponhamos que você é arrancado de sua casa e lançado no meio da selva Amazônica, pois é mais ou menos isso que o bebe sente quando nasce, retirado abruptamente de seu habitat se parto cesariana ou realiza um esforço descomunal se parto natural e lançado imediatamente num berçário, então aparecem os monstros, uma sensação que nunca sentiu antes que chamados de "fome".
Tudo melhora um pouco quando é levado para mamar e se sente seguro com o colo aconchegante da mamãe.
A Massagem para Recém-Nascido deve ser feita a partir do momento que cai o umbigo e deve ser realizada até um ano de idade e preferivelmente pela própria mãe.
Benefícios da massagem para recém-nascido:
- Noção do próprio corpo
- Segurança
- prazer do toque
- eliminação do trauma emocional
- mais aberto para a vida, mais feliz
- reitera o amor
Assista este vídeo da massagem pela primeira vez da Nina, minha netinha, realizado pela avó Cecília que é massoterapeuta: