Páginas

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

ANALGESIA e ANESTESIA POR ACUPUNTURA

A Acupuntura é parte integrante da MTC - Medicina Tradicional Chinesa e um dos recursos terapêuticos da Naturologia e é útil para os mais diversos quadros clínicos, principalmente na analgesia. A dor é sempre um aviso de que algo não vai bem em nosso organismo, portanto uma anamnese minuciosa é fundamental para definir o tratamento da dor.
A aplicação da Acupuntura pode aliviar dores de cabeça, nas costas, reumáticas, traumáticas e até as mais graves como dores provenientes de tumores malignos, podendo retardar o uso de analgésicos mais fortes, estes que são usados para doentes terminais que sofrem fortes dores, cujos medicamentos usuais e mais leves já não surtem mais efeito.
A analgesia pela Acupuntura é mais eficaz quando o  paciente tem o organismo puro, ou melhor dizendo, quando ainda não se intoxicou pela alopatia. Alguns medicamentos alopáticos podem interferir no efeito da Acupuntura como o corticoide por exemplo.
Qualquer cirurgia pode ser anestesiada por Acupuntura, o processo de anestesia é diferente da analgesia e nada tem a ver com anestesia química oficialmente usada pela medicina clássica onde o paciente se apaga em um sono profundo. Na acupuntura o paciente permanece acordado, sente os movimentos o corte, mas sem dor e não sofre as consequência maléficas de uma anestesia química.
Se é melhor então porque não usamos a analgesia e a anestesia por acupuntura? Bem, talvez porque os laboratórios fabricantes de anestesia deixariam de ganhar dinheiro, a anestesia por Acupuntura é mas barata, só usa agulhas e nada mais.