Páginas

terça-feira, 1 de março de 2016

Conheça a importância da Medicina Antroposófica para os tempos modernos

Rudolf Steiner
Rudolf Steiner (1.861/1.925), foi seu fundador.
Criou um sistema terapêutico curioso, trata-se de um misto de medicina convencional com esoterismo, isto porque Steiner era um grande apreciador das idéias de Goethe e de Friedriech Nitzsche. Homem de princípios esotéricos, onde em 1.900 iniciou suas atividades de conferencista sobre temas antroposóficos, transmitindo os resultados de suas pesquisas esotéricas. Em 1.920 dá o primeiro curso para médicos "Ciência espiritual e medicina", iniciando a aplicação no que viria a se tornar a "Medicina Antroposófica". Em 1.921 funda a primeira clínica Antroposófica em Arlesheim na Suiça.Morre em 1.925 com 54 anos em consequência de esgotamento por excesso de trabalho. Publicou inúmeros livros e proferiu seis mil palestras que compreendem 350 volumes.
Mas na verdade o que é Medicina Antroposófica?
Trata-se de um Naturalismo diferenciado que nos permite penetrar em todos os detalhes da natureza física indo além, abrangendo as três organizações do homem:

  • Organização vital que ordena os fenômenos físicos com fenômenos viventes;
  • Organização anímica que reordena por sua vez os fenômenos físicos e vitais de forma a possibilitar a aparição da consciência;
  • Organização espiritual, absolutamente individual de homem para homem e que organiza as outras três instâncias como uma organização biológica individual.
A Massagem Rítmica da Medicina Antroposófica
A Lemniscata 
O que diferencia esta massagem das massagens comuns é a fricção dos órgão para a restauração da saúde, tratando assim diversas doenças. A Lemniscata é a manobra mais importante dentro da Massagem Rítmica. A pressão não é importante, aqui o que importa é a precisão nas manobras e o tempo adequado. A Lemniscata é aplicada de forma leve, quase imperceptível porém com ritmo adequado a ponto de produzir calor no órgão ou víscera que se pretende corrigir a disfunção.