Páginas

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

A Árvore de Natal

Estamos vivendo o verdadeiro espírito do natal? Nesta data saímos em busca de dar presentes, nos preparamos para uma farta ceia de natal regada a champanhe e outras bebidas, veneramos um velhinho barbudo e gordo chamado no Brasil de Papai Noel, em Portugal de Pai Natal e nos Estados Unidos de Santa Claus e ainda enfeitamos nossa sala de estar com um Pinheirinho repleto de luzinhas que piscam e bolinhas coloridas, mas e o principal objetivo do natal que é o de celebrar o nascimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo?
  • Papai Noel representa a bondade humana em presentear, doar e fazer alguém feliz;
  • A ceia é costumeira em qualquer festa, de aniversário, casamento ou as mais diversas comemorações;
  • O que tem a Árvore de Natal a ver com o Nascimento de Cristo? Absolutamente nada! Então como surgiu este costume?
O Solstício de inverno:
No norte europeu, o inverno é rigoroso, um costume que vem da idade média é que entre o dia 21 a 24 de dezembro de cada ano ocorre o do inverno onde a noite é mais longa, por esta razão costumava-se enfeitar uma árvore (na terra dos pinheiros), em homenagem ao deus sol, os romanos quando dominaram a região, com o intuito de associar o cristianismo ao paganismo deste povo, dizia ser o deus sol, Jesus Cristo e esta prática pagã permanece até hoje.
Cristo nasceu no dia 25 de dezembro? Não, sua data de nascimento deveria ser comemorada no dia 6 de abril, mas como é tradição herdada de nossos antepassados, fica 25 de dezembro a data comemorativa e toda família tem um pinheiro verdadeiro ou artificial enfeitado em sua casa.
Manter tradições não é ruim, pinheirinho enfeitado, ceia farta, dar presentes, Papai Noel, contando que não percamos o verdadeiro espírito do natal, que é comemorar o nascimento Daquele que veio trazer luz ao mundo, que nos possibilitou através de seu sacrifício expiatório a ressurreição e a vida eterna, devemos ser gratos, e por mais que formos gratos, nunca pagaremos tal dádiva que nos foi dada gratuitamente. Vamos lembrar dele em nossa ceia, quando doarmos presentes e ao enfeitar nossas árvores de natal.