Hipócrates o pai da medicina moderna tratava com substâncias, porém com substâncias da natureza e também dizia: - "seja teu remédio o teu alimento e o teu alimento teu remédio", um velho ditado inglês diz: -"De manhã coma como um rei, almoce como um príncipe e jante como um plebeu", a macrobiótica diz que temos que mastigar 80 vezes em cada garfada e diz ainda que temos que mastigar o líquido e beber o sólido, e comem 70% grãos e 30% dividir entre carne branca e legumes, É claro que uma grande maioria desconhece ou não pode seguir essas regras, por isso o trateamento natural visa restaurar o equilíbrio perdido da seguinte forma:
- Homeopatia: semelhante cura semelhante;
- Ortomolecular: trata com oligoelementos, substâncias tão pequenas que o organismo não tem como rejeitar, o que não acontece com medicamentos ou vitaminas alopáticas;
- Acupuntura e terapias orientais milenares: Não visa combater o mal e sim equilibrar o organismo em disfunção.
A medicina oficial é alopática, visa combater o mal, e tudo que combe tem seu efeitos colaterais e contra indicações, por isso qualquer medicamento alopático deve ter acompanhamento médico, A auto-medicação é extremamente perigosa, não que a naturopatia não seja perigosa se usada sem critério, porém se lermos a bula de um determinado medicamento, nos assustaremos com tantos efeitos colaterais nocivos. Em um mal muito avançado a medicina alopática é eficaz, já o tratamento natural é preventivo, podendo evitar que o mal se propague antes que se somatize, isto porque toda doença principia no âmbito energético antes de se somatizar. A prática semanal de um Shiatsu geral equilibra o caudal energético e impede que doenças que estão a caminho se propague a ponto de somatizar.

