O polêmico Wilhelm Reich criador da bio-energética era defensor do "viver agora". Ele tinha uma certa razão, afinal o ontem não voltará jamais e o futuro ainda não existe, então vamos viver o agora intensamente.
Acontece que esta maneira de pensar pode trazer uma série de consequências desastrosas tais como:
- Viver somente o agora não faz sentido, é vazio, é carnal;
- Para se viver bem no futuro, exige-se um certo preparo no presente mesmo sabendo que o futuro é uma incógnita;
- Muito sofrimento do futuro pode sim, ser prevenido agora tais como: Uma previdência Social bem preparada para ter uma aposentadoria melhor, um bom plano de saúde etc.
Mas não é isso que me refiro, ao perguntar se você tem tempo para você no futuro, Sabemos que a vida não é justa e cada ato presente refletirá no futuro em todos aspectos, seja financeiro, ou principalmente tratando-se de saúde e é aqui que quero me ater.
Vejamos os erros mais comuns que cometemos em nossa juventude tratando-se de saúde:
- Desgaste da energia Ki. Uma vida boêmias repleta de substâncias nocivas tais como bebidas, drogas ilícitas e outros, com certeza desgastarão nossa energia Vital o Ki e seremos caquéticos no futuro;
- Vida sexual desregrada produz desgaste do Shen, a nossa energia ancestral e isso afetará grandemente o bem estar na velhice.
- Quase tudo o que comemos hoje é nocivo: as carnes são repletas de hormônios, os legumes e verduras são repletos de agrotóxicos, os grão são híbridos, produtores de males modernos como o diabetes, o câncer e outros.