Os metais podem ser tóxicos ou indispensáveis para a saúde, eles participam da formação do tecido conjuntivo tais como o colágeno e ainda mantem o equilíbrio dos líquidos e da membrana das células, além de ativar reações bioquímicas agindo sobre os sistemas enzimáticos, além de agir direta ou indiretamente sobre as glândulas, atuam também sobre a flora intestinal e até chegam a afetar profundamente nosso comportamento. A insuficiência der minerais é até muito maior do que a da carência de vitaminas e esse risco aumenta em pessoas quer estão fazendo dieta, em idosos, gestantes, usuários de certos medicamentos como diuréticos e habitantes onde o solo é pobre em em determinados minerais,
Quando estes estão em falta no organismo, podem ser repostos por meio de alimentação adequada, associada à complementação ortomolecular. Quando em excesso no organismo, podem sem reduzidos por um processo chamado "quelação", utilizando agentes quelantes diversos.
Alguns exemplos: O ouro tem efeito sobre doenças causadas pela falta de luz solar, como nevralgias, medo e as depressões. O chumbo acusado de fazer mal, tem sido usado como tratamento da distrofia muscular progressiva, da ataxia locomotora, da esclerose múltipla e outras doenças. O magnésio é usado para neuropatias e problemas do fígado e insônia, claro, deve ser tomado na dose catalítica conforme a medicina ortomolecular, complementado com o equilíbrio energético de uma série de sessões de Shiatsu.
Como anda seu equilíbrio mineral e bio-energético? Vale a pena se submeter a esse tratamento.