Páginas

sábado, 21 de fevereiro de 2015

Aprenda a fazer seu próprio óleo essencial para massagem em casa

Aromaterapia é milenar
A aromaterapia com óleos essenciais é uma terapia muito antiga, usadas por quase todas as civilizações, por inalação, via oral ou banhos. O uso de combinar óleos essenciais com massagem nos dá um benefício duplo, onde associamos o poder curativo do toque e a troca de energia que tem lugar entre terapeuta e massageado. O toque é uma necessidade básica, já quando bebês até a terceira idade, o valor da massagem já era reconhecida na Grécia antiga.
Muitos podem perguntar: - "Como a aplicação de óleos essenciais na massagem pode fazer algum bem?". A resposta é simples e clara, a pele é o maior órgão do corpo, e é um, dos mais importantes órgãos de eliminação. O estado de nossa pele nos diz bastante acerca do estado do corpo. A pele também serve de capa protetora afastando substâncias nocivas.
Toda pele é semipermeável, o que significa que certas substâncias de pequeno tamanho molecular podem passar. Se você conhece as técnicas de massagem e já as pratica em seu lar passe a faze-la com óleos essenciais verdadeiros e não artificiais.
Almotolias
Nunca use o óleo essencial diretamente sobre a pele, associe em uma almotolia de 30 ml com óleo vegetal de boa qualidade tais como: semente de uva, amêndoa doce, girassol, óleo de coco por serem catalizadores, nas seguintes proporções:
30 gotas de óleo essencial e complete com um dos óleos acima mencionados, para misturar não agite o frasco, somente gire lentamente com as mão. Pronto para uso.
Não existe um óleo para todos os males, é preciso observar a necessidade de quem vai receber o óleo, aqui vai algumas dicas úteis de óleos de massagem:

Escolha o óleo essencial adequado

  • Afrodisíaco: Sândalo, ilangue-ilangue, rosa, vertivéra, patchulli, jasmim, canela, gengibre e esclaréia;
  • Estimulante: alecrim, junípero, manjericão, gengibre e limão;
  • Sedação: manjerona, ilangue-ilangue, néroli, vertivéria e lavanda;
  • Calmante: rosa, gerânio, lavanda, néroli, ilangue-ilangue e camomila;
  • Dores musculares e pós prática esportiva:Lavanda, esclaréia, manjerona, limão, alecrim;
  • Dores nas juntas, reumatismo: Alecrim, manjerona, limão ou junípero;
  • Para drenagem linfática: Cipreste, junípero, gerônio, aslecrim, tea-tree, eucalipto, limão e tomilho.
Aqui temos os básicos, já da para se divertir em casa. Mas cuidado, massagem não é brincadeira, conheça as contra-indicações e saiba fazer corretamente as manobras de massagem, caso contrário, procure um profissional de confiança já que nessa área existem muitos curiosos.