Páginas

quarta-feira, 30 de novembro de 2016

O PRECISO DIAGNÓSTICO MILENAR PELA "INSPEÇÃO" NA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA

A INSPEÇÃO

"Olha-se o reflexo externo para conhecer o órgão interno e analisa-se assim a doença"              Ling Shu (cap. 47)

Um profissional inspecionando a língua e o pulso
A estreita ligação entre as vísceras e órgãos do corpo humano e a superfície do corpo, exterior, permite às alterações da Energia Vital, o Ki, do Sangue ou do Yin ou do Yang das Víscera e órgãos de se refletir no exterior.
Se é assim como diziam os chineses milenares, basta observar o exterior para se ter certeza do estado de nosso interior. Tive a benção de conhecer estas técnicas maravilhosas e ter posto em prática durante toda minha vida profissional e posso garantir que é tão preciso ou mais que todo diagnóstico moderno sofisticado e caro, é claro quando realizado por profissionais devidamente habilitados. A verdadeira prática milenar diagnóstica chinesa esta morrendo em nosso país desde que médicos alopatas, fisioterapeutas e outros profissionais da área de saúde, com cursinhos fracos de pós graduação assumiram a medicina chinesa tão ampla e completa cuja formação exige anos de estudo.
Imperador Amarelo Wang-Ti autor do primeiro
 tratado sobre medicina chinesa a 5.000 anos atrás

A correlação entre o exterior e o interior justifica a importância da inspeção.
A inspeção inclui:
  1. A inspeção geral (expressão dom rosto, cor da tez, porte geral do corpo)
  2. A inspeção da língua.
  3. A inspeção de diferentes partes do corpo: (cabeça, pele, órgãos dos sentidos, etc.).
  4. A inspeção das excreções.
  5. A inspeção das marcas vassculares do indicador das criancinhas.
O completo método diagnóstico milenar chines basta para definir o estado do paciente e determinar o tratamento, só que isso é muito barato e não dá dinheiro para os grandes laboratórios e fabricantes de sofisticados aparelhos diagnósticos que muitos deles estão sem uso e quebrados em nosso sistema de saúde falido e desumano.


quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Desarmonia emocional produz desarmonia física - equilibre-se

Todo desequilíbrio emocional prolongado, implica em desarmonia física. O sofrimento constante não dos deixa raciocinar direito, isto porque nossa mente se vê ocupada com o sofrimento e nosso desejo é se ver livre dele. O sofrimento se somatiza, isto é afeta de uma forma ou de outra nosso corpo interna, externamente ou ambos ao mesmo tempo. isto porque corpo e mente não podem ser separados. Para esclarecer melhor observe esta luva cobrindo mão e braço, a luva não se movimenta sozinha, ela se move pela ação da mão que movimenta os dedos, dobra o cotovelo. Tirando a luva, a mesma se torna um objeto inerte, mas a mão pode continuar se movimentando.
Vamos comparar a luva com o corpo físico e a mão e braço como nosso espírito. Ambos separados é a morte. A junção de corpo e espírito se chama "alma". Isto significa que nosso estado de espírito influencia nosso corpo grandemente, muito mais que vírus e bactérias. O estado de espírito pode sofrer um trauma emocional que foi denominado por Wilhelm Reich quando se somatiza como "Couraça Emocional", afetando nossos músculos e também órgãos e vísceras, entrando em disfunção e como consequência teremos postura irregular, perda do controle dos movimentos e desarranjo dos movimentos viscerais, daí podem surgir os mais variados sintomas tais como dores ou outros males.
A cura esta no bem estar espiritual e aqui vai algumas sugestões para tal:

  • Mantenha sempre a mente esperançosa e tranquila através de orações.
  • Seja paciencioso que cedo ou tarde tudo se normalizara.
  • Procure fazer o que gosta, seja no lar ou no trabalho.
  • Ame sua família e desfrute a vida familiar, os solitários procurem estar sempre perto de companhias sinceras e amigas ou cultive plantas ou crie um animal doméstico.
  • Tenha um hobby que lhe agrade e ocupe sua mente.
  • Praticar Yoga pode ser uma boa alternativa.
  • Nunca odeie ou deseje mal a alguém, isto volta como um bumerangue para você.
  • O amor, a alegria e o prazer em servir os necessitados, alivia nossa aura.
  • Não guarde mágoa, enquanto você esta com mágoa, o outro esta la fora dançando.
Mantendo o espírito em paz com o universo, o corpo agradece.
  

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

UMA REFLEXÃO SOBRE ALEGRIA

Procurei no Google uma imagem com o tema alegria, encontrei muitas, porém selecionei esta ao lado, porque alegria não existe sem amor.
O amor é contagiante e promove alegria; por outro lado a alegria é contagiante e pode fazer alegre os que te rodeiam.
"Nem sempre brilha o sol, também a dias em que a chuva cai", como diz a canção,
Não importa o tamanho de nosso sofrimento, uma hora ele terá fim, pode parecer absurdo o que vou dizer aqui, mas mesmo em momentos de sofrimento podemos viver em alegria.
Conhece aquela frase: "Não há bem que sempre dure e nem mal que nunca acabe"? Se procurarmos veremos que existem muito mais motivos para nos alegrarmos que padecer nosso sofrimento.
Alegria atrai alegria e tristeza atrai tristeza. Estás triste? Procure ser alegre na tristeza, é impossível? Não, não é, pode exigir um grande esforço porém os benefícios são impressionantes, a maneira de pensar altera nossa Aura e com isso influenciamos tudo ao nosso redor, porque tudo contem energia.
Mesmo quando repleto de problemas, procuremos ambientes alegres, filmes, livros, músicas que possam gerar alegria e bem estar, a mídia tem grande influência em nossas vidas, basta que saibamos controla-las. Amar intensamente, viver intensamente, sermos gratos por tudo que temos diariamente e sempre melhor que lamentar, praguejar, e viver de forma amarga.
Sejamos espertos, sejamos vivos, sejamos alegres, afinal esta vida é passageira.