- Pelo menos a cada quinze dias, estimule com os dedos o Ponto ST36, localizado a três polegadas chinesas abaixo do bordo inferior da patela ao lado de fora do osso Tibia. Este pondo é denominado pelos chineses "Tisanli", traduzindo "três milhas". Os monges tibetanos em longas caminhadas paravam a cada três milhas para estimular este ponto e isso lhes dava vigor para continuar a jornada. Quase não existe doença que não seja indicado o uso deste ponto. Ponto muito eficaz em geriatria, ponto para falta total de energia no corpo.
Ponto 6BP |
- Ponto seis do Meridiano do Baço/Pâncreas: Nele cruzam três Meridianos, Baço/Pâncreas; Fígado e Rins. Um estímulo com os dedos a cada dois dias é o suficiente. Ponto de ação geral sobre as energias Yin e Yang. Não usar este ponto em mulheres grávidas.
Ponto três do Fígado 3F. Ponto para exaustão, O estímulo deste ponto pelo menos uma vez por semana atua sobre a Energia Ancestral depositada nos Rins.
Não é preciso mais. É verdade que cada ponto de acupuntura tem sua ação específica para os mais diversos males, porém estes três pontos bastam para manter ou restaurar a energia vital, façam uso deles e ponha a prova, espere pelo menos três meses e aguarde o resultado. Que resultado? Mais disposição, mais energia, bem estar, menos propenso a gripes e resfriados, menos sujeito a intempéries da vida, quadro emocional equilibrado e muito mais.
Curso de Do-In e bases da Medicina Chinesa para pequenos grupos, empresas, e terceira idade, me contate.