Tea-tree (Melaleuca alternifolia) |
Depois de curar em pouco tempo com óleo de Melaleuca fungos em uma unha do pé que vinha tratando a muito tempo sem qualquer resultado, pesquisei a fundo a respeito e descobri que existem oito razões para não faltar em minha casa esse magnífico óleo extraído de uma planta encontrada apenas em pequena área pantanosa ao longo da costa nordeste de Nova Gales do Sul na Austrália.
Os bundjaling, aborígenes australianos, a milênios esmagavam as folhas e usavam como cataplasma para feridas infeccionadas e problemas de pele.
Quando o Capitão Cook e seus marujos ferveram as folhas para variar o seu chá cotidiano, descobriram uma bebida agradável e picante, denominou tea-tree (árvore do chá).
O Melaleuca é um dos óleos essenciais mais pesquisados cientificamente e em 1925 A. R. Penford, um químico do governo australiano foi o primeiro a publicar o fato de que o óleo de tea-tree é doze vezes mais forte do que o fenol. Em 1930 um artigo do Medical Journal of Australia comentou sobre sua não-toxidade e sua eficácia como agente germicida. Em 1937 decobriu-se que pus, sangue e outros fluidos orgânicos de fato aumentavam o poder anti-séptico. O interesse pelo óleo diminuiu com a difusão do uso de antibióticos. Entre antibióticos e Melaleuca, fico com o segundo.Capitão Cook |
As oito razões pela qual tenho e uso o óleo de Melaleuca alternifolia em casa são:
- Antibiótico;
- Anti-séptico;
- Antiviral;
- Bactericida;
- Fungicida;
- Imunoestimulante;
- Tônico cardíaco e,
- Sudorífero.
- Sistema reprodutor: Tampão embebido em Solução diluída (1%) de tea-tree, duchas, banhos, pessários vaginais.
- Sistema excretório: Banho de assento, compressas, banhos, creme local.
- Tratamento da pele: Loções, massagem, vaporização, compressa, banhos.
- Unhas: Uma gota apenas, não só na unha afetada, mas também nas outras.
- Sistema respiratório: Óleo de massagem facial, inalações, esfregações no peito, compressas no peito, banhos.
- Tratamento periodontal: Diluição em óleo catalisador para esfregar nas gengivas.
- Sistema imunológico: Massagem (regular e linfática), banhos, aplicações nas glândulas linfáticas, queimadores. Infecções virais. Banhos, massagens regulares, queimadores, inalações. Infecções por fungos. Escalda-pés, como uma loção para pele, no banho, compressas. Desequilíbrio de levedura. Óleos de massagem, banho, banho de assento local, loções.