Páginas

sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Conheça 6 razões para você criar o hábito de receber massagem periodicamente

Uma massagem agradável e salutar pode se transformar em um pesadelo
 nas mãos de elementos sem a devida qualificação.
Que tal como meta para 2.017, cuidar melhor de si mesmo? Eliminando de sua vidas tudo aquilo que é nocivo a saúde tais como: Produtos a base de Cola, tabaco, álcool, e outros mais que conhecemos, fazer exercícios diários, buscar alegria e lazer salutar, cumprir com a hora de descanso etc, entretanto existe algo que não buscamos por pensar ser irrelevante, trata-se de uma bem feita massagem manua realizada periodicamente. Permita-me aqui expor o que aprendi em meus muitos anos de profissão como massagista profissional:
Uma massagem feita com critério produz benefícios imensuráveis

  • A massagem ativa a circulação sanguínea e linfática;
  • Cria melhor elasticidade na pele e tecido conjuntivo, por isso é chamado de rejuvenescedor;
  • Acalma e equilibra emocionalmente;
  • Atinge os traumas emocionais gradativamente através do toque, auxiliando sua eliminação;
  • Atua sobre os meridianos chineses equilibrando-os e,
  • Até mesmo pode agir sobre disfunções de órgãos e visceral através de técnicas especiais.
Mas, cuidado, a maioria que se diz massagista não tem qualquer formação, eu disse A MAIORIA e receber massagem de quem não esta devidamente habilitado pode trazer consequências sérias a saúde, e porque? Acontece que não existe qualquer legislação que regulamente a profissão de massagista em nosso país, a única existente data de outubro de 1.961, portanto esta defasada. Quando criei o curso técnico de massoterapia, devidamente autorizado pela SEE com registro no MEC com carga horária de 1.800 hs incluso 600 hs de estágio no ano de 2.000, pensei que poderíamos regulamentar a profissão, qual o que, fomos atacados pelo Conselho de Fisioterapia CREFITO que se diz detentor dos direitos de serem os únicos a fazerem massagem, foi tanta dor de cabeça que resolvi fechar a escola em 2.008.

Seriam os fisioterapeutas os únicos a ter direito de fazer massagem?
Subintende-se que sim uma vez que a fisioterapia atua com agentes físicos, manipulações e algumas modalidades de massagens (a massagem clássica) e ainda possuem bom conhecimento de anatomia e fisiologia humana, apesar de que para se fazer massagem não basta apenas estes conhecimentos, é preciso conhecer as bases da medicina chinesa, a teoria Ayurvédica, as idéias de Per Henrick Ling entre outras qualificações que não constam no programa do ensino em fisioterapia, portanto não basta ser fisioterapeuta para se dizer detentor dos direitos de fazer massagem.
Se não bastasse, o que é pior, profissionais da beleza (esteticistas), se dizem massagistas e pesquisei a formação dos profissionais de SPAS e Resorts onde uma grande maioria recebem algumas orientações do próprio estabelecimento e se dizem massagistas. Encontrei bons massagistas nas Califórnia EUA para massagem relaxante e Deep Tisue, mas nenhum profissional capaz de realizar um perfeito Shiatsu clássico. Em Budapest num grande balneário recebi uma massagem que parecia que estava participando de uma luta livre, torce daqui e dali...
Para piorar a situação corre-se o risco de cair nas mãos de uma prostituta (o). Cuidado com as massagens ditas Tântrica onde justifica-se a prática sexual na massagem disfarçada de terapêutica. Por favor! Sexo se faz com quem se ama, o resto é putaria.
É uma pena que uma profissão tão nobre que beneficia grandemente o ser humano esteja nas mãos de exploradores que praticam a profissão sem amor ou com pleno desconhecimento das técnicas adequadas, isto é crime e perigoso, .