Páginas

quinta-feira, 21 de julho de 2016

Você conhece o Moxabustão ou Termogenoterapia?


Minha esposa é fã incondicional do Moxabustão e foi ela quem pediu para que escrevesse essa publicação e não é sem razão, uma vez que sempre recorre ao moxa para problemas físicos diversos principalmente algias ou psíquicos como períodos de depressão, tristeza entre outros, e sempre com excelente resultado imediato.
O Moxabustão é uma técnica milenar onde se emprega o calor sobre pontos acupunturais como forma de tratamento. Existem ainda hoje em dia poucos profissionais no Oriente que selecionam as ervas a serem queimadas em conformidade com a doença, mas de um modo geral usa-se apenas a folha seca da planta Artemísia também conhecida na Brasil como Artemijo. A folha tenra da Artemísia depois de seca passa por um processo de forma que fica macia e semelhante a esponja, fácil de queimar.
O que tem de especial a planta Artemísia?: Ela transmite calor e energia vital como nenhuma outra, portanto  é excessivamente Yang, só para se ter uma ideia como essa planta é poderosa, ela cresce em clima frio, quente, temperado, seco, úmido, e em qualquer tipo de terreno, assim como erva daninha.

Sua aplicação deve ser feita por profissionais experientes e nunca por leigos ou curiosos que apenas leram a respeito e já se sentem capazes. A anamnese dentro do sistema da medicina tradicional chinesa se faz necessária uma vez que um mau diagnostico pode trazer mau resultado.
Hoje em dia existe o Moxa eletrônico, e o Moxa sem cheiro usado por alguns profissionais, não posso dizer nada a respeito de seu resultado uma vez que uso apenas o Moxa tradicional, o de Artemísia, afinal não se mexe em time que está ganhando.  

sexta-feira, 15 de julho de 2016

Naturalismo x qualidade de vida

Sêneca estava certíssimo em sua declaração, entretanto qualidade de vida não se adquiri facilmente e sim através de muito esforço durante toda vida. Muitos por serem jovens, fortes e de boa saúde cometem abusos que trarão consequências para a meia idade e a velhice e então, de nada adiantará correr atrás do prejuízo, uma vez que o mal esta feito.
É fácil neste mundo encontrar diariamente situações que prejudicam nossa qualidade de vida tais como condições adversas no lar, no trabalho na comunidade onde vivemos entre outras. Qualidade de vida não significa viver sem qualquer problema, mas ter a capacidade de os superar com tranquilidade e segurança, sabendo agir, pode demorar mas depois da tempestade sempre vem a bonança se não se desesperar e se deixar levar pelas ondas que nos querem tragar.
O naturalista não é aquele que só come o que dizem ser saudável e praticam exercícios, claro que isso faz parte e é de máxima importância para manter nossa mente lucida, os romanos sabiam disso ao afirmar: "Mens sana em corpore sano", traduzindo: "Mente sã em corpo sadio". Ser naturalista vai além disso, é viver em um mundo atribulado cheio de contratempos e buscar a paz e a bonança para si e os seus e vai além, busca o melhor para a comunidade onde vive.
Todos vemos o mundo piorar a cada dia que passa, ao mesmo tempo que a ciência e a tecnologia nos oferece benefícios jamais vistos em outras eras, isto esta de acordo com os chineses milenares que afirmavam que o bem e o mal crescem na mesma proporção (Yin e Yang). Vivemos em uma época jamais vista no mundo antigo. A nós humanos compete viver e procurar viver da melhor forma possível, obstáculos e sofrimentos existem para nosso próprio bem, para nossa evolução. Lembre-se, nossa vida aqui na terra é passageira, o importante é o que vamos deixar para o futuro, Vivemos na terra apenas como expectador vendo a banda passar ou como agentes de um futuro melhor?