Minha esposa é fã incondicional do Moxabustão e foi ela quem pediu para que escrevesse essa publicação e não é sem razão, uma vez que sempre recorre ao moxa para problemas físicos diversos principalmente algias ou psíquicos como períodos de depressão, tristeza entre outros, e sempre com excelente resultado imediato.
O Moxabustão é uma técnica milenar onde se emprega o calor sobre pontos acupunturais como forma de tratamento. Existem ainda hoje em dia poucos profissionais no Oriente que selecionam as ervas a serem queimadas em conformidade com a doença, mas de um modo geral usa-se apenas a folha seca da planta Artemísia também conhecida na Brasil como Artemijo. A folha tenra da Artemísia depois de seca passa por um processo de forma que fica macia e semelhante a esponja, fácil de queimar.
O que tem de especial a planta Artemísia?: Ela transmite calor e energia vital como nenhuma outra, portanto é excessivamente Yang, só para se ter uma ideia como essa planta é poderosa, ela cresce em clima frio, quente, temperado, seco, úmido, e em qualquer tipo de terreno, assim como erva daninha.
Sua aplicação deve ser feita por profissionais experientes e nunca por leigos ou curiosos que apenas leram a respeito e já se sentem capazes. A anamnese dentro do sistema da medicina tradicional chinesa se faz necessária uma vez que um mau diagnostico pode trazer mau resultado.
Hoje em dia existe o Moxa eletrônico, e o Moxa sem cheiro usado por alguns profissionais, não posso dizer nada a respeito de seu resultado uma vez que uso apenas o Moxa tradicional, o de Artemísia, afinal não se mexe em time que está ganhando.